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Marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas é uma realidade no Brasil e também uma solução para quem deseja divulgar sua empresa pela Internet e com isso conquistar novos clientes em um momento tão sensível como esse de crise pelo qual passamos.
30. 07. 16
posted by: Kendra Chihaya
Acessos: 624
 

No Brasil já somos oitenta milhões de Internautas acessando a web através de desktops e de outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por isso fazer Marketing Digital é fundamental para o sucesso de um negócio.  

As vantagens do marketing digital para pequenas empresas

marketing digital para pequenas empresas é uma demanda cada vez maior em um ambiente social totalmente conectado onde estar no ambiente online é fundamental para o sucesso de um negócio.

Os últimos dados falam em oitenta milhões de Internautas no Brasil acessando a web através de desktops e um outro contingente de cinquenta milhões através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para as pequenas empresas criar ações de marketing digital não é uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado. Tanto é imposição, que uma empresa não pode pensar se deve ter ou não um site, isso é passado. Hoje é uma questão de sobrevivência.

O problema é que a questão do marketing digital para pequenas empresas ainda esbarra em alguns obstáculos, como a resistência de alguns empresários e muita falta de informação no que diz respeito a técnicas e custos.

Eu poderia escrever um artigo inteiro falando sobre as vantagens do marketing digital para pequenas empresas, mas vamos nos ater a alguns pontos que considero essenciais no cenário atual.

Em primeiro lugar, é importante abordar a questão do custo. O marketing digital tem um custo infinitamente inferior ao do marketing convencional, pois podemos atingir um público maior, melhor segmentado e mais identificado com nossos produtos e serviços, investindo bem menos do que em outros canais.

O segundo ponto a ser ressaltado é a incrível capacidade de segmentação do marketing digital. Ao contrário do marketing convencional, que trabalha com a comunicação de massa, em um verdadeiro “barata voa publicitário”, no marketing online trabalhamos com a segmentação do público-alvo.

Através das ferramentas de marketing digital podemos entregar nossa mensagem exclusivamente para um determinado público, selecionado pela ferramenta que utilizamos, como e-mail marketing, redes sociais ou banners em sites de conteúdo. Com isso, reduzimos os custos e melhoramos sensivelmente os resultados de campanha, maximizando os recursos investidos.

Por fim, o que considero uma das principais vantagens do marketing digital para pequenas empresas é a possibilidade de medirmos com precisão matemática, o retorno do investimento feito em cada ação.

É possível, através de relatórios específicos dos diversos canais de divulgação online, ou de ferramentas como o Google Analytics, saber exatamente qual foi o lucro gerado por cada campanha. Quer melhor do que isso?

Os obstáculos ao marketing digital nas pequenas empresas

Embora como exposto, o marketing digital para pequenas empresas oferece uma série de benefícios aos empreendedores, ainda é comum vermos vários empresários relutarem em adotá-lo e os motivos são vários.

O primeiro deles é a resistência natural como já comentamos anteriormente. Muita gente, em plena era da conectividade ainda acredita que imprimir milhares de panfletos, colaborando para o desmatamento e emporcalhando a cidade, seja a melhor e única forma de divulgar o seu negócio.

Como vimos anteriormente, as vantagens do marketing digital, apresentadas anteriormente colocam esse mito por terra abaixo.

Outra barreira que impede o marketing digital para pequenas empresas de se tornar uma realidade é de forma implementá-lo. Muita gente não sabe nem por onde começar. Portanto, vamos discutir duas soluções diferentes.

Desenvolvendo a equipe em sua própria empresa

A melhor opção para quem deseja incorporar o marketing online na estrutura da sua empresa seria desenvolver sua própria equipe? No caso das pequenas empresas, essa tem sido uma solução cada vez mais adotada, em função “redução de custos” que os empresários acreditam em ter. 

A divulgação de uma empresa parte de um processo que envolve planejamento, execução e gestão, mas a essência de todos esses processos está no conhecimento do cliente, do público alvo que você deseja atingir.

Quem melhor para determinar esse público do que as pessoas que trabalham com ele há muito tempo? A divulgação de uma empresa parte de um processo que envolve planejamento, execução e gestão, mas a essência de todos esses processos está no conhecimento do cliente, do público alvo que você deseja atingir.

Uma das principais etapas do processo de divulgação de uma empresa na Internet é justamente a criação da Persona de Marketing, consumidor típico que reúne as características de quem busca pelo seu produto ou serviço.

Para traçar esse perfil, é necessário acima de tudo conhecer bem o mercado em que a empresa atua, o que nem sempre as agências digitais conseguem captar em briefings e reuniões com a diretoria. O pessoal que poderia traçar o perfil exato de quem será a Persona alvo das suas campanhas seria próprio escritório da empresa que em muitas vezes já está lotado de tarefas.

Terceirização do serviço de marketing digital 

Por isso a opção de marketing digital para pequenas empresas é a terceirização do serviço para agências ou profissionais freelancers. Opção que exige cuidado, principalmente na hora da contratação, já que até mesmo em função do desconhecimento técnico pode reservar algumas armadilhas.

É claro que sem conhecer exatamente as ferramentas disponíveis para divulgação de uma empresa na internet, cria-se uma certa desconfiança de estar comprando gato por lebre, o que infelizmente, acontece muito aqui no Brasil.

A melhor opção nesse caso, em primeiro lugar é se inteirar sobre as opções disponíveis no estágio atual da tecnologia. Em segundo lugar é importante pesquisar sobre o serviço oferecido pela agência. Infelizmente, muitas agências digitais que se lançam no mercado, dede digitais só tem o nome. Resultado real que é bom, nada.

Questione sobre os relatórios de conversão que você irá receber. Como já dissemos em um artigo anterior, existe uma grande diferença entre investimento em marketing digital e gasto com marketing digital.  

Como você pode perceber, o marketing digital para pequenas empresas, não somente é viável, como também é uma ferramenta muito interessante para divulgação da sua empresa e geração de novos negócios, principalmente nestes tempos de crise, não temha medo em investir e contratar profissionais especializados ou agência para viabilizar esta atividade paea sua empresa

 Fonte: Academia do Marketing